Quem sou eu

Minha foto
Grupo G1. Tema: Liberalismo. 20/04/2011. Turma 201: Maitê Baldez (29); Giovanna Medeiros (12); Krystal Bühr (22); Luiza Braga (24); Camila Facuri (05); José Felipe

quinta-feira, 31 de março de 2011

Montesquieu (1689 - 1755 )

   "Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias.; 
   "Quanto menos os homens pensam, mais eles falam." 

Era contra o absolutismo. Fazia críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política. Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis. Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis. Defendia a divisão do poder em três: Executivo, Legislativo e Judiciário.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O Estado Liberal

- De acordo com o pensamento liberal, o Estado não interviria nas atividades econômicas, onde haveria a plena liberdade para a produção e circulação de mercadorias, o que garantiria o progresso das empresas e nações.


 - Por defender o individualismo, cada indivíduo deveria ser responsável por si mesmo e arcar com suas próprias despesas, como colégio, lazer, saúde, etc., ou seja, defendia a privatização dos serviços públicos.


- Entrou em crise, dando lugar ao Estado de bem-estar social e logo após, a uma nova vertente do liberal:
O Estado Neoliberal. Essa nova forma de Estado significava voltar, praticamente, ao que propunha o liberalismo antigo, porém com o mínimo de intervenção estatal na vida social, para que se pudesse conciliar o (mínimo) bem estar da sociedade com as teorias liberalistas.

sábado, 26 de março de 2011

Decadência do Liberalismo


O Estado liberal era muito bom, com uma teoria ótima; porém, na prática, não foi bom para a população.
Sua decadência deu-se, a grosso modo, porque o Estado liberal não era titulado a cuidar da sociedade, nem era equitativo (redistribuição de renda – tirar de quem tem mais, com tributos legais, e aplicar em setores carente, onde há necessidade fundamental).
O Estado liberal revelou-se absolutista, voltou ao status quo ante (estado anterior à questão tratada); ficou insuficiente, não mais bem administrava.
Posto isso, o Papa Leão XXIII publicou uma encíclica, a Rerum Novarum, e no século XIX temos o Estado Liberal-Social.

Rerum Novarum
Tratar a pessoa humana com dignidade; trabalho compatível com o ser humano; descanso semanal; férias; amparo à velhice, à maternidade; etc.



sexta-feira, 25 de março de 2011

Neoliberalismo

Quando se afirma a existencia de governos 'neoliberais', a utilizacao do prefixo 'neo' nao se refere a uma nova corrente do Liberalismo, mas ao resgate a aplicacao de alguns dos preceitos liberais consagrados e em um novo contexto historico (qual seja, o contemporaneo) diferente daquele no qual foram formulados (nesse caso do seculo XVII, na Inglaterra, atraves do John Locke).

Caracteristicas do Neoliberalismo:- Minima participacao estatal nos rumos da economia de um pais;
- Pouca intervencao do governo no mercado de trabalho;
- Politica de privatizacao de empresas estatais;
- Livre circulacao de capitais internacionais e enfase na globalizacao;
- Abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- Adocao de medidas contra o protencionismo economico;
- Desburocratizacao do estado: leis e regras economicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades economicas;
- Diminuicao do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
- Posicao contraria aos impostos e tributos excessivos;
- Aumento da producao, como objetivo basico para atingir o desenvolvimento economico;
- Contra o controle de precos dos produtos e servicos por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda e suficiente para regular os precos;
- A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- Defesa dos principios economicos do capitalismo.

Criticas e Pontos Positivos do Neoliberalismo

Alguns criticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal so beneficia as grandes potencias economicas e as empresas
multinacionais. Os paises pobres ou em processo de desenvolvimento(Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma politica neoliberal. Nestes paises, sao apontadas como causas do neoliberalismo o desemprego, baixos salarios, aumento das
diferencas sociais e dependencia da capital internacional
Alguns pontos positivos:Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema e capaz de proporcionar o desenvolvimento economico e social de
um pais. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnologio e,
atraves da livre concorrencia, faz os precos e a inflacao cairem.