Quem sou eu

Minha foto
Grupo G1. Tema: Liberalismo. 20/04/2011. Turma 201: Maitê Baldez (29); Giovanna Medeiros (12); Krystal Bühr (22); Luiza Braga (24); Camila Facuri (05); José Felipe

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conceito de Liberalismo

Doutrina politica e economica surgida na Europa, na Idade Moderna. Na politica coloca o direito do individuo de seguir a propria determinacao, dentro dos limites impostos pelas normas definidas, como fundamento das relacoes sociais.
Por conseguinte, defende as liberdades individuais frente ao poder do Estado e preve oportunidades iguais para todos.
Na economia defende a nao-intervencao do Estado por acreditar que a dinamica de producao, distribuicao e consumo de bens e regida por leis que ja fazem parte do processo - como a lei da oferta e da procura - que estabelcem o equilibrio.

O liberalismo parte do principio de que o homem nasce livre, tem a propriedade, os bens que extrai da natureza ou adquire por via de seu merito ou diligencia e, quando plenamente maduro e consciente, pode fazer sua liberdade prevalecer sobre as reacoes primarias do proprio enstinto e orientar sua vontade para a virtude.
Uma pessoa madura e livre esta a altura de perseguir sua felicidade a seu modo, porem respeitada uma escala de valores discutido e aprovada por todos, ou seja, ela deve reconhecer sua responsabilidade em relacao ao seu proprio destino e ao objetivo da felicidade coletiva em sua comunidade ou nacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário