Quem sou eu

Minha foto
Grupo G1. Tema: Liberalismo. 20/04/2011. Turma 201: Maitê Baldez (29); Giovanna Medeiros (12); Krystal Bühr (22); Luiza Braga (24); Camila Facuri (05); José Felipe

sábado, 2 de abril de 2011

John Locke (1632 - 1704)

Afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.  Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões. Critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida política é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas.
Locke é considerado o protagonista do empirismo. Nega as ideias inatas, afirmando que a mente é uma  "folha em branco. Esta teoria afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada e que aprendem pela experiência, pela tentativa e erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário